SPIRAL CRIATIVA LANÇA 1001 ESPETÁCULOS

Ônibus adaptado levará oficinas de teatro e espetáculos ao Rio de Janeiro, Niterói e a outras quatro cidades do Estado do Rio
Projeto envolve 50 companhias de teatro e coletivos de artistas e alcançará 20 mil crianças e 33 mil espectadores

A Spiral Criativa acaba de lançar em parceria com o Instituto JCA, o projeto 1001 Espetáculos que, nos próximos dez meses, entre agosto 2017 e maio de 2018, vai percorrer as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro oferecendo 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos envolvendo mais de 20 mil crianças, 40 escolas públicas e 33 mil espectadores em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais. Ao todo, dez empresas, 26 profissionais e mais de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estão diretamente envolvidos com o 1001 Espetáculos. Mais de 70% do orçamento do projeto estão sendo reinvestidos nos mercados culturais locais e contribuindo para o crescimento da economia criativa no Estado do Rio de Janeiro.

Para viabilizar o projeto, um ônibus comum foi transformado em um equipamento teatral, com direito à estrutura de camarim, riders de luz e som, cenografia técnica e mobiliário de plateia. Durante a semana, o 1001 Espetáculos ocupa as escolas públicas municipais com oficinas de artes cênicas. Nos finais de semana, o projeto será levado aos espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais e apoiadas em temáticas da cultura popular local 100% acessíveis, com recursos de áudio descrição e intérprete de libras. Além de movimentar o mercado cultural local, o projeto vai oferecer espaço para que os comerciantes locais trabalhem durante a realização dos espetáculos em locais públicos.

“Entendemos ser fundamental a promoção de iniciativas que contemplem ações culturais, políticas de democratização do acesso, formação de plateias, empoderamento e investimento no mercado cultural local”, destaca Carolina Butolo, sócia-fundadora da Spiral Criativa e Diretora do projeto 1001 Espetáculos.

OFICINAS

As oficinas serão realizadas em parceria com as secretarias municipais de educação, responsáveis pela escolha das escolas públicas. Os alunos beneficiados deverão estar cursando o primeiro, o segundo ou o terceiro ano do ensino fundamental. Durante a semana, também serão promovidos espetáculos para todas as turmas da escola.

“O 1001 Espetáculos vai promover uma experiência de resgate cultural, a partir da aproximação das crianças com o universo artístico e lúdico do teatro, em ambiente escolar, como meio para a construção de valores éticos e cidadãos. Nós queremos plantar sementes e estimular a apropriação da arte e do fazer teatral como instrumentos de despertar”, explica Carolina.

Ao todo, serão oito modelos de oficinas sobre diferentes vertentes do teatro, incluindo sombras, fantoches, jogos de dramatização e expressão corporal, além de oficinas teatrais da cultura popular como boi pintadinho, jongo e maculelê. Antes das oficinas acontece uma introdução que aproxima as crianças da prática teatral com uma visita ao ônibus teatro e o contato direto com a equipe de produção que apresenta as estruturas de som, luz, figurino e cenografia.

As oficinas serão documentadas e integrarão um DVD que será distribuído gratuitamente e via internet para multiplicação do conteúdo cultural e das práticas de arte-educação adotadas. O intuito é estimular a formação de plateias para os espetáculos realizados aos finais de semana em locais com pouco ou nenhum acesso a bens culturais. “As crianças receberão o conhecimento na escola e serão estimuladas, a partir de vivências teatrais, a convidar seus familiares e amigos para assistir aos espetáculos abertos”, explica Carolina Butolo.

ESPETÁCULOS

A curadoria dos espetáculos trará diferentes estéticas com foco na cultura popular brasileira. O intuito é resgatar as manifestações cênicas originárias das cidades do Estado do Rio que o projeto irá percorrer, como, por exemplo, o Boi Pintadinho, jongo, maculelê, além de promover espaço para as companhias, grupos e coletivos locais.

“Quando começamos a trabalhar a revitalização do projeto 1001 Histórias Com Arte tomamos conhecimento sobre o desejo do Sr. Jelson da Costa Antunes, fundador do Grupo JCA e um homem à frente de seu tempo, em ter além do ônibus biblioteca, um ônibus teatro e um ônibus museu. E foi essa a nossa motivação para trabalhar em uma solução para a ocupação de um ônibus com produções teatrais”, explica Carolina Butolo que estudou profundamente dezenas de projetos brasileiros e estrangeiros.

O projeto 1001 Espetáculos é realizado pela Spiral Criativa em parceira com o Instituto JCA e conta com o patrocínio da Auto Viação 1001 com recursos captados através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Mais informações

Trevo Soluções em Comunicação – Assessoria de imprensa da Spiral Criativa Tel.: 21.2544-6203

Márcio Martins - marcio.martins@trevocomunicativa.com.br
www.trevocomunicativa.com.br