O 1001 Espetáculos, projeto cultural de ônibus teatro, nasceu em 2017. Um ônibus comum foi transformado em um equipamento teatral, com direito à estrutura de camarim, riders de luz e som, cenografia técnica e mobiliário de plateia. Durante a semana, o 1001 Espetáculos ocupou as escolas públicas municipais com oficinas de artes cênicas. Nos fins de semana, o projeto ocupou espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais apoiadas em temáticas da cultura popular local, 100% acessíveis, com recursos de áudio descrição e intérprete de libras.
Um projeto de teatro volante construído sobre os pilares da democratização cultural, com diretrizes focadas na formação de plateias, empoderamento da cultura popular brasileira, acessibilidade e investimento no mercado cultural e economia criativa do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto é idealizado e realizado pela Spiral Criativa, em parceira com o Instituto JCA e conta com o patrocínio da Auto Viação 1001 com recursos captados através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.
O 1001 Espetáculos, projeto cultural de ônibus teatro, nasceu no início de 2017. Em dez meses de viagens, o ônibus percorreu as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro oferecendo 200 oficinas arte-educativas e 90 espetáculos teatrais gratuitos. Ao todo, estiveram envolvidas com o projeto mais de 20 mil crianças, 40 escolas públicas e 33 mil espectadores de periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais. Ao todo, dez empresas, 26 profissionais e mais de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estiveram diretamente envolvidos com o projeto. Mais de 70% do orçamento foram reinvestidos nos mercados culturais locais e contribuindo para o crescimento da economia criativa no Estado do Rio de Janeiro.
Tudo teve início com o projeto 1001 Histórias Com Arte, quando a Spiral Criativa foi convidada pelo Instituto JCA para trabalhar a revitalização de um projeto de ônibus biblioteca da Auto Viação 1001.
Naquele momento o Instituto JCA relatou a Spiral o sonho de seu fundador, o Sr. Jelson da Costa Antunes, de realizar, além do projeto cultural de um ônibus biblioteca, projetos de ônibus teatro e ônibus museu. Assim, após a concretização do 1001 Histórias Com Arte iniciou-se o plano de viabilização cultural de transformação de um ônibus em equipamento teatral.
Estudando dezenas de projetos brasileiros e estrangeiros, o teatro "Mambembe" apresentou-se como conceito chave para a viabilização do 1001 Espetáculos. Com origens na Europa, durante a idade média, artistas fugindo da repressão da igreja começaram a viajar em carroças apresentando seus espetáculos em locais públicos; foram chamados de "Saltimbancos", do italiano "Saltare in banco". A expressão Mambembe surgiu no Brasil, provavelmente, entre os séculos XVII e XVIII, e muitos defendem que sua origem é africana/banto, Mumbembe, que significa "lugar distante”. Foi nesse período que pequenas trupes de artistas, com raízes na comédia e no circo-teatro, começaram a viajar o interior do Brasil em suas carroças, e mais tarde em ônibus e caminhões, promovendo a teatralização da cultura popular brasileira em espaços públicos.
Trazendo para o ano de 2017, um projeto de teatro volante não poderia descartar políticas culturais de democratização do acesso, formação de plateias, empoderamento e investimento no mercado cultural local como diretrizes estratégicas para sua atuação. Assim nasce o 1001 Espetáculos, um ônibus teatro que irá percorrer, nesta primeira edição 2017 – 2018, as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro levando o teatro enquanto arte, acesso cultural e instrumento de despertar da consciência cidadã.
O projeto é realizado pela Spiral Criativa em parceira com o Instituto JCA e conta com o patrocínio da Auto Viação 1001 com recursos captados através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.